Configurar um e-mail do seu domínio dentro do Gmail

O Gmail é um dos melhores serviços de e-mail do mundo, aliás, para mim, o melhor. Gratuito, eficiente, com grande espaço e totalmente integrado a outras ferramentas que o Google disponibiliza, como a Agenda e o Google Drive. A grande capacidade de armazenamento permite que praticamente não precisemos nos preocupar com espaço nem com organização. Sem contar que localizar as mensagens desejadas é muito fácil… mesmo após anos. Ah, sem contar que temos tudo na internet, sem preocupações  com backup, etc. Esse post foi criado para ensinar como cadastrar um e-mail externo dentro de uma conta do Gmail, de forma que você possa aproveitar todo esse espaço sem culpas.

Primeiro você precisa de algumas informações sobre como configurar sua conta de e-mail. Essas informações são dadas pelo seu provedor de acesso. As informações necessárias são:

E-mail, usuário, senha, servidor de recepção de e-mails (servidor pop), servidor de envio de e-mails (servidor smtp) e as portas de conexão. Segue abaixo o passo-a-passo.

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Com o Gmail aberto, aperte no símbolo da roda dentada e, quando aparecer o menu, aperte em “Configurações”.

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A tela de configurações aperte em “contas e importação” e, depois, “adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui” para começar a configurar a recepção dos e-mails da sua conta dentro do Gmail.

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Digite o e-mail que você irá configurar, lembrando que o formato é email@seudominio.com.br. Aperte em “Próxima Etapa”.

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Preencha:

1 – nome de usuário. Na maioria das vezes, é o mesmo que o e-mail. Caso contrário, o provedor irá informar.

2 – senha do usuário. Informado pelo provedor.

3 – servidor POP. Normalmente algo parecido com pop.seudominio.com.br.

4 – porta. A porta padrão é 110.

Aperte “Adicionar Conta”.

img05 Nesse momento, a configuração para receber os e-mails já está pronta e os e-mails já começarão a entrar na caixa de entrada do Gmail. Agora você pode configurar o envio de e-mail. Basta apertar em “Próxima Etapa”.

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Agora, preencha em “Nome” o nome que você deseja que apareça nos e-mails que você enviar.

img07Agora temos que preencher uma tela parecida com a que configura o recebimento de e-mails, mas dois campos são diferentes:

1 – Servidor SMTP. Normalmente smtp.seudominio.com.br.

4 – Porta. Hoje, o padrão é 587.

Os campos 2 e 3 normalmente são iguais no envio e recebimento, então, você pode repetir o que digitou anteriormente, salvo informação diferente do seu provedor. Depois disso, aperte em “Adicionar Conta”.

img08Agora, o Gmail enviou para a conta que você está inserindo nele um e-mail com um código de confirmação. A tela acima fica aguardando que você digite esse código. Caso você não conclua essa parte, irá receber os e-mails mas não conseguirá enviar.

A dica aqui é deixar essa tela de lado e alternar para a outra janela, onde o Gmail está. Nesse momento os e-mails já estão chegando na caixa de entrada nele então, basta aguardar que o e-mails de notificação do Gmail chegue para abrir e pegar o código enviado. Selecione, copie e cole na tela e aperte em confirmar.

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Por fim, volte às configurações, como no início e você verá na opção “Enviar e-mail como” os e-mails que você tem cadastrado. A sua conta de Gmail provavelmente estará marcada como “padrão”. Você pode apertar no link “usar como padrão” ao lado do e-mail que você acabou de configurar. Desta forma, quando você apertar em “ESCREVER”, esse e-mail estará sempre selecionado e, caso você não altere, todos seus e-mails novos irão ser enviados por essa conta, não pela conta do Gmail.

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Assim ficarão as configurações após todos esses passos:

1 – e-mail que você tem configurado para envio.

2 – o e-mail que você configurou está definido como padrão.

3 – o e-mail que você tem está configurado para recepção.

Pronto. Espero que seja útil.

Abraços a todos.

 

 

 

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